Exportações de ovos brasileiros crescem mais de 340% em março
O volume representa um crescimento de 342% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram exportadas 853 toneladas.

As exportações de ovos do Brasil tiveram um salto expressivo em março deste ano, atingindo 3.770 toneladas embarcadas, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O volume representa um crescimento de 342% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram exportadas 853 toneladas. A receita também disparou, saltando de US$ 1,79 milhão para US$ 8,6 milhões, um avanço de 383%.
No trimestre, o total exportado foi de 8.654 toneladas, quase o dobro do registrado no mesmo intervalo do ano anterior.
O principal destino foi os Estados Unidos, que compraram mais de 2.700 toneladas de ovos brasileiros no primeiro trimestre de 2025.
O crescimento é atribuído à recente abertura do mercado americano para o produto brasileiro termoprocessado, após surtos de gripe aviária afetarem a produção interna do país.
A escassez de ovos e a alta nos preços levaram os EUA a buscar novos fornecedores, com o Brasil assumindo papel de destaque.
Apesar da expansão no comércio exterior, o mercado interno sente os efeitos.
A forte demanda internacional, somada ao aumento nos custos de produção, resultou em elevações nos preços em algumas regiões do Brasil.
Em determinados pontos de venda, a dúzia de ovos chegou a custar até 15% a mais. A ABPA afirma que o abastecimento nacional segue garantido, mesmo com o avanço nas exportações.
Fonte: BandNews
Comentários (0)